English
Home Empresa Innovation Serviços Casos de Sucesso Parceiros Alianças Contato
  • website named desire
  • oomph
 

Bompreço

B&L

Caesb

EEPP

Lince

Migração LINC | Cobol para Java

Banco Central da Colombia migra um de seus principais aplicativos para plataforma aberta, com utilização das ferramentas e consultoria da XSEED Software, e desativa mainframe Unisys, obtendo elevadas economias diretas e melhorando substancialmente os serviços oferecidos ao sistema bancario no país.

O Sistema DCV

O Sistema DCV (Deposito Central de Valores) é um sistema on-line de informação que administra, em registros eletrônicos, os títulos de valores emitidos pelo Banco Central da Colombia. Tem como principal objetivo eliminar os riscos inerentes a manipulação física dos títulos, agilizar as transações no mercado secundário e facilitar a cobrança dos juros e rendimentos de capital. E um dos principais e mais críticos sistemas do Banco da Republica. 

O sistema legado DCV era executado em plataforma de mainframe Unisys, com tecnologia LINC / Cobol / DMSII. O volume de transações e o nível de serviços dessa plataforma não mais atendiam as necessidades do Banco da Republica, que decidiu investir em um projeto de migração para a plataforma Java / Oracle, ja de domínio e largamente utilizada pelo departamento de TI daquela Instituição. Em um processo de licitação internacional, onde concorreram uma empresa holandesa, duas americanas, inclusive a propria Unisys, e uma inglesa, a XSEED Software foi a vencedora.

O Projeto

O projeto de migração, inteiramente conduzido pela XSEED e com total apoio e cooperação da equipe do Banco da Republica, foi executado no prazo de 07 meses, estando o sistema em produção desde Setembro/2003.

Várias caracteristicas especiais tiveram de ser desenvolvidas especificamente para atender os requisitos do projeto, tais como: mecanismos de segurança das transações, administração de impressão remota e refinamento na auditoria de transações.

Resultados

Além das economias diretamente obtidas com a desativação do mainframe Unisys, o Banco da Republica passou a contar com melhores níveis de serviços aos seus clientes - a rede bancaria do pais - por conta da maior disponibilidade (up-time) da nova plataforma. Essa nova plataforma está constituida por servidores SUN, base de dados Oracle, aplicação em J2EE (Java2) desenvolvida com as ferramentas XSEED.

A maior flexibilidade oferecida por essa nova plataforma tecnológica e a simplificação dos serviços de impressão remota são fatores que também ajudaram a elevar o nível de serviço. Além do sistema DCV, também foi migrado o sistema de leilão de títulos (Subastas).

Os custos de manutenção e o 'downtime' do sistema foram reduzidos sensivelmente. Anteriormente, nós experimentavamos uma hora de 'downtime' por mês quando um problema de software ocorria. Agora, qualquer problema de software e corrigido em menos de cinco minutos e os processos batch noturnos caiíam de horas para minutos”(F. Mauricio Pinzon, Diretor de TI).

Do ponto de vista da equipe técnica deTI, o Banco da Republica também obteve grandes vantagens, porque, com a metodologia de passagem de conhecimento da XSEED, todos os analistas do sistema legado foram qualificados em Java e passaram a dar manutençãoo imediata aos sistemas migrados, com apoio das ferramentas XSEED e com produtividade dobrada; isso sem qualquer interrupção ou descontinuidade no processo. Hoje, essa equipe tem a liberdade de escolher se vão efetuar novos desenvolvimentos para os sistemas DCV e SUBASTAS diretamente em Java2 ou com apoio da ferramenta XSEED.

Competência

O papel da XSEED Software foi crucial. Eles migraram toda a aplicação, ou as regras de negócios, de LINC/Cobol para Java, usando as ferramentas de software deles” (Edgar Rodriguez, Gerente do Projeto de Migracao).

A habilidade técnica de toda a equipe interna do Banco, gerente de projeto, engenheiros de software, administrador de banco de dados, e o grupo de testes foram em padrões profissionais muito elevados. Após todas as questões associadas com processo de homologação terem sido solucionadas, o processo de implantação foi suave” (Francisco Rivas, CIO).

O caso de migração do Banco Central da Colombia e mais um caso de sucesso na carreira da XSEED Software em projetos de migração de sistemas legados para plataforma aberta, usando tecnologia J2EE. As soluções de migração XSEED podem, rapidamente, serem utilizadas para migrar sistemas legados baseados em linguagens/ferramentas tais como: COBOL / LINC / CSP / NATURAL / SADS para as mais diversas plataformas abertas (Java2 / Visual Basic /DB2/ Oracle/ SQL Server / Unix / Windows server

 
Tel +55 85 3272.3322 | Fax.+55 85 3227.4305 | Rua Dr. Jose Lourenco, 2800 - CEP 60115-282 - Fortaleza - CE - BR