English
Home Empresa Innovation Serviços Casos de Sucesso Parceiros Alianças Contato
  • website named desire
  • oomph
 

Banco Central Colômbia

Bompreço

Caesb

EEPP

Lince

Buschle & Lepper (SC/Brasil)

Migra seus sistemas legados LINC II / EAE para plataforma Java2 / Oracle / Aix e desativa velho mainframe Unisys, obtendo elevados níveis de serviços e maior flexibilidade para seu projeto de modernização tecnológica.

Fundada em 01/12/43 pelos irmãos Baltasar e Hilário Buschle e o amigo Fernando Max Lepper, a Buschle & Lepper representa importante papel na trajetória do desenvolvimento de Joinville e do país. 

Da inicial representação comercial de produtos nacionais e importados, conseguiu estabelecer sua própria base fabril nas áreas de química e de insumos agrícolas, hoje com grande aceitação nos mercados do Sul e Centro do país e em alguns países da América do Sul e também Estados Unidos, Europa e Ásia. Voltada às necessidades do mercado interno e externo, a Divisão de Magnésio, desde 1970 com indústria no município de Balneário Barra do Sul, desenvolveu pesquisas de extração de magnésio da água do mar com tecnologia própria, para a indústria química e farmaceutica. São 22 tipos de magnésio e alumínio em forma de óxidos, hidróxidos, carbonatos e cloretos.

Necessidades e Escolhas

Usuária de mainframe Unisys desde 1981, a Buschle & Lepper (B&L) sentia necessidade de atualizar os seus recursos de TI para melhor atender aos seus usuários internos e externos. Depois de demorados estudos e análise de tendências das tecnologias existentes no mercado, a empresa decidiu investir na plataforma J2EE (Java) e Oracle para renovar seus sistemas de negócios.

A opção para condução dessa renovação dos sistemas legados recaiu sobre a solução da XSEED Software de migração de sistemas LINC II / EAE (Cobol Unisys) para plataforma J2EE / Oracle / IBM, devido a experiência, à época, de mais de 13 anos da XSEED Software com esse tipo de migração e as excelentes referências obtidas.O equipamento selecionado foi um servidor IBM Risc, modelo Regatta, devido a sua confiabilidade e desempenho para suportar todo o processamento da B&L e ainda permitir evolução futura na nova tecnologia adotada. Havia pressa para a entrada no ar dos sistemas migrados, porque o mainframe Unisys já não mais comportava manutenção por aquela empresa e a B&L não podia correr o risco de ver o seu negócio afetado por problemas de TI.

O Projeto

O projeto de migração foi executado em 4 meses, desde a primeira reunião de coordenação do projeto até a entrada efetiva em produção, pela própria equipe da B&L, com apoio de consultores da XSEED e da Objetiva (empresa de tecnologia, parceira da XSEED). O projeto foi um verdadeiro sucesso, tendo sido executado dentro do cronograma previsto, obedecendo rigorosamente ao orçamento inicial. Os tempos de execução de processos batch foram substancialmente reduzidos, assim como os tempos de respostas on-line. As quantidades de programas migrados foram:

A) transações on-line - 380; 
B) programas batch - 690; 
C) rotinas globais - 60;

Com a abordagem da XSEED de migrar não somente as aplicações legadas, como também o conhecimento da equipe técnica, a equipe da B&L foi capacitada nas ferramentas de desenvolvimento XSEED e na linguagem Java no curto espaço de duas semanas. Hoje, essa mesma equipe está perfeitamente à vontade para dar continuidade na manutenção dos sistemas migrados, na plataforma Java / Oracle, sem necessidade de maiores conhecimentos dessas tecnologias, uma vez que a suíte XSEED se encarrega de gerar o código Java e administrar as mudanças nas tabelas de dados Oracle.

Beneficios do Projeto

A produtividade da equipe de desenvolvimento, face às características de uso e flexibilidade da ferramenta XSEED, aumentou de forma considerável e novas funcionalidades estão sendo agregadas ao sistema de maneira mais rápida e mais amigável para os usuários finais. Os usuários finais foram os maiores beneficiados com esse processo de mudança tecnológica porque, agora, contam com interface amigável WEB (HTML) em suas telas, os tempos de respostas estão substancialmente melhores e os ciclos para produção dos relatórios batch estão mais rápidos. Uma das grandes vantagens foi a possibilidade de dispor de seus relatórios diretamente no browser, ou então baixá-los, na forma de arquivo, para manipulação em MS-Excel ou MS-Word. Há maior liberdade e flexibilidade para esses usuários no trato das suas informações.

A nova plataforma adotada apresenta um up-time excelente. Nesse período inicial de uso a B&L vem registrando um up-time de 100%, ou seja, não houve nenhuma interrupção de processamento por qualquer causa, quer seja da aplicação, de sistema operacional ou de equipamento. Com essa nova plataforma tecnológica de TI, o índice de satisfação da empresa é bastante elevado. Com as facilidades da nova plataforma de tecnologia, a B&L tem inúmeros projetos de modernização e revisão de seus processos de negócios, objetivando a otimização da empresa, através da melhor utilização dos recursos agora disponíveis.

 
Tel +55 85 3272.3322 | Fax.+55 85 3227.4305 | Rua Dr. Jose Lourenco, 2800 - CEP 60115-282 - Fortaleza - CE - Brasil