English
Home Empresa Innovation Serviços Casos de Sucesso Parceiros Alianças Contato
  • website named desire
  • oomph
 

Banco Central Colômbia

Bompreço

B&L

Caesb

Lince

EPM - Empresas Públicas de Medellin

Empresas Públicas de Medellin é uma grande corporação pública, situada em Medellin, Colômbia. A EPM é responsável por fornecer os serviços e utilidades de energia, gás, água, esgotos, telefonia fixa e móvel, internet, pager e TV a cabo para uma população de mais de 4,5 milhões de pessoas aproximadamente, na área da Antióquia e Bogota.

No ano de 1999, a EPM foi agraciada com o prêmio de A Melhor Companhia do Século XX na Colômbia, graças a sua organização, desenvolvimento tecnológico e contribuição social.

A Migração

Em 1999, EPM iniciou, com a XSEED, um projeto de migração de suas aplicações comercial (faturamento, arrecadação, atenção a cliente...) dos serviços e utilidades prestados, escritas em LINC II e Cobol, e que eram executadas em um mainframe Unisys, para Visual Basic com Oracle, em execução em servidores Intel NT. O ambiente Unisys usado para desenvolvimento e testes de sistemas era um Unisys A18, modelo 522, com 384 MB de memória; o ambiente de produção era um Unisys Clear Path NX 4521, modelo 51, com 384 MB de memória, com uma rede de mais de 4.000 PCs conectados.

O projeto de migração incluiu seis aplicações compostas de programas LINC II, Cobol e WFLs. Essas aplicações manipulavam bases de dados operacionais de cerca de 150 GB. Mais de um milhão de linhas LincII e mais de 800 mil linhas Cobol foram migradas para Visual Basic. Os programas Cobol foram filtrados e ajustados para adequar-se à linguagem Report XSEED, usando comandos especiais, criados especificamente para esta funcionalidade e para ganhar o máximo de desempenho em Oracle.

Seguindo a metodologia XMM XSEED Migration Methodology (metodologia de migração XSEED) as aplicações foram convertidas, testadas, homologadas e colocadas em produção sem perturbação alguma à comunidade dos usuários finais. Tanto os usuários finais como a equipe técnica foram beneficiados, porque as aplicações geradas com XSEED conservam toda a funcionalidade original, assim como a mesma filosofia de programação do LINC / EAE / LDA a XSEED implementa quase todas as construções de linguagem do LDL, acrescido de vários comandos voltados para plataforma Open-SQL.

Para os usuários finais, a percepção foi de que as aplicações simplesmente trocaram a sua camada de apresentação, porém com mais amigabilidade e melhor uso. Eles necessitaram menos de uma semana de capacitação para se ajustar ao sistema migrado, e as aplicações entraram em produção de forma suave, sem traumas. A migração também foi facilitada porque os testes entre os sistemas antigos e os migrados eram consistentes, já que as regras de negócio foram plenamente migradas com a solução XSEED.

Em junho de 2000, a última e mais importante aplicação entrou em produção, a qual inclui o faturamento integrado de todos os serviços e utilidades prestados ela EPM, assim como a arrecadação. Quatro aplicações foram incorporadas em uma só durante o processo de migração para fazer essa integração. Essa aplicação realiza processos de atualização batch com uma média de 60.000 faturas por ciclo de faturamento e suporta 100 mil transações on-line por dia, demandada por mais de 1.200 usuários desse sistema.

O desempenho das aplicações migradas, em geral, ficou melhor ou comparável com o que existia no mainframe Unisys. Em alguns casos, a EPM conseguiu um desempenho 15 vezes superior, por exemplo: uma atualização batch que costumava consumir cerca de 48 horas no Unisys NX teve seu tempo reduzido para três (03) horas no aplicativo VB/Oracle/NT.

Sucesso Comprovado

Os usuários finais estão felizes porque o processo batch que é executado no ambiente VB/Oracle/NT não afeta os seus servicos on-line como costumava acontecer no Unisys NX. Isto tem permitido uma melhor distribuição dos serviços batch durante o dia de trabalho, melhorando substancialmente o processo como um todo e também reduzindo o ciclo de faturamento. Também causou um bom efeito secundário por permitir uma melhor disponibilidade das aplicações executadas no servidor Oracle/NT que está em 99,3%. Os usuários finais agora podem acessar diretamente suas bases de dados armazenadas em Oracle e construir seus próprios relatórios e consultas, facilitando sobremaneira o seu trabalho diário.

Durante o processo de migração, os relatórios pré-formatados foram migrados para a linguagem PostScript permitindo independência de plataforma. A EPM também utiliza o software Metaframe para conectar seus usuários remotos que trabalham em rede de baixa velocidade.

A arquitetura do software XSEED e a elevada produtividade de programação (cada analista desenvolve em seu próprio PC) permitiram a criação e manutenção das transações on-line (Ispec) quase de imediato, porque o XSEED libera um Ispec de cada vez (ou um grupo de Ispecs) e não está amarrado a uma geração completa do sistema como acontecia com o LINC II e que em alguns casos exigia um final de semana inteiro. XSEED também facilita a adoção de DLL's Visual Basic desenvolvidos para outros sistema, aumentando ainda mais a produtividade. O resultado final eé que o backlog da parte on-line reduziu-se à zero.

Para o ambiente de produção o XSEED fornece um log completo das transações on-line e batch, e um mecanismo de publicação automática dos Ispecs (transações on-line) e Relatórios modificados. Este conjunto de funcionalidades facilita a administração do ambiente cliente/servidor.

Depois da migração para Visual Basic / Oracle, a EPM está melhor preparada para evoluir sua aplicação de faturamento que agora tem a certeza de que poderá aplicar a última tecnologia disponível.

 
Tel +55 85 3272.3322 | Fax.+55 85 3227.4305 | Rua Dr. Jose Lourenco, 2800 - CEP 60115-282 - Fortaleza - CE - Brasil