English
Home Empresa Innovation Serviços Casos de Sucesso Parceiros Alianças Contato
  • website named desire
  • oomph
 

Banco Central Colômbia

B&L

Caesb

EEPP

Lince

Migração Linc para JAVA na Rede BomPreço

Terceira maior rede de supermercados e hipermercados do Brasil, o Bompreço concluiu com sucesso o projeto de desativação de seu mainframe Unisys, migrando todos os sistemas legados para plataforma Linux/Java2/Oracle. A economia obtida em TI foi de 80%, gerando uma redução significativa em seus custos operacionais, tudo isso sem contar com a não realização do upgrade do mainframe.

O Ambiente Mainframe x Open

O Bompreço tinha suas aplicações do core business rodando em um mainframe Unisys, modelo NX 6824, com 6 processadores e 768 Mb de memória, índice de desempenho de 9.300 RPM, com mais de 3.000 usuários internos on-line, distribuidos em diversos estados do Brasil. Essa plataforma foi substituída por um servidor IBM Regata, com 10 processadores, onde reside o banco de dados Oracle (database server); e cinco (05) servidores IBM X-360, com 4 processadores cada, funcionando como application servers, em uma arquitetura multicamada, implementada em J2EE, através do XSEED/Java.

Com exceção do banco de dados Oracle e do sistema operacional AIX do Regata, todos os softwares que compõem a plataforma operacional do Bompreço são softwares livres (open software); portanto, com custo zero. Esse fator foi um dos grandes responsáveis pela expressiva redução nos custos fixos de TI. Adicionalmente, por utilizar browser como suporte de apresentação da telas, não houve necessidade de qualquer atualização no parque de PC's. Os sistemas conseguem rodar bem em PC com memórias de baixa capacidade.

O Projeto

Usando as ferramentas de migração XSEED/Innovation/Java , o apoio da equipe de consultores da XSEED Software e sua equipe própria de analistas e gerentes, o Bompreço realizou um projeto recorde de migração de mais de 6 milhões de linhas de código LDL LINCII / DMSII (Unisys), equivalentes a mais de 60 milhões de linhas Cobol, em apenas seis (06) meses. Os sistemas migrados foram os sistemas Comercial / Logística, Cartão de Fidelização (Bomclube) e Cartão de Crédito (Hipercard), em um total de mais de 5.000 programas.

O projeto envolveu um grau elevado de complexidade, pois além da mudanca de plataforma Cobol x Java - os sistemas possuíam diversos níveis de integração on-line entre si e com outros sistemas internos e externos (WEB), exigindo soluções criativas de tecnologia de ponta, na arquitetura J2EE. A dimensão do projeto pode ser dada sob a perspectiva do sistema de Cartão Hipercard, que possui mais de 10 milhões de portadores, com mais de 200 mil estabelecimentos credenciados e com todos os mecanismos de interface com sistemas URA, WEB e aprovador de transação (FEP) de frente de loja. O projeto de migração foi realizado estritamente dentro dos cronogramas de trabalho e dos custos orçados.

O Sucesso do Projeto

A transição dos sistemas legados para a nova plataforma, foi bastante suave, não havendo necessidade de capacitação dos usuários finais, mais de 3 mil, por conta da abordagem usada pela XSEED Software, de preservar a mesma funcionalidade das transações migradas.

Segundo o Diretor de TI do Bompreço, Sr. Romildo Barros, a percepção maior do sucesso do projeto de migração foi a constatação de que os usuários praticamente não sentiram a transição, exceto pelo fato de que os sistemas, agora, apresentarem interface mais amigável, em HTML, e os usuários necessitarem usar o browser como suporte de apresentação das telas. Um dos mais significativos elogios veio do responsável pelo Cartão Hipercard, parabenizando a equipe de TI pelo sucesso do projeto, uma vez que, à época, os mais de 2,2 milhões de portadores do cartão e as mais de 60 mil lojas credenciadas não tinham percebido a mudanca, exceto pelos melhores tempos de resposta no atendimento, observados na nova plataforma. Esse foi um dos beneficios colaterais e não esperados do projeto, pois as transações, tanto batch quanto on-line, tiveram uma redução média de 30% nos tempos de execução, o que permitiu ao Hipercard ganhar 1 (um) dia no corte do faturamento do cartão.

O último sistema migrado (Hipercard) tinha previsão de entrada em produção no dia 30 de junho, o que efetivamente ocorreu. O mainframe Unisys foi desativado no primeiro dia de julho.

Participação XSEED x IBM

A participação da equipe de consultores da XSEED Software foi fundamental para o sucesso do projeto, pois, tendo os códigos fontes dos programas rapidamente convertidos na fábrica da XSEED, o processo de testes e homologação requereu o trabalho árduo da equipe de TI e de usuários do Bompreço, com o suporte on-site permanente da equipe XSEED, fazendo os ajustes necessários nas ferramentas ou migrando novamente programas que apresentavam problemas com a nova plataforma.

As metodologias adotadas pela XSEED para projetos de migração e gerência de projeto, associadas às metodologias usadas pela equipe de TI do Bompreço, asseguraram o fiel cumprimento de todos os prazos estabelecidos, assim como a entrada de cada componente da solução (hardware, software, capacitação, rede) em seu devido tempo. A equipe de consultores da IBM foi fundamental para garantir o funcionamento dos equipamentos IBM (Regata e X360), assim como dos sistemas operacionais (AIX e Linux) desses equipamentos.

 
Tel +55 85 3272.3322 | Fax.+55 85 3227.4305 | Rua Dr. Jose Lourenco, 2800 - CEP 60115-282 - Fortaleza - CE - Brasil